quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Inteligente ou gostosa?

            Dia desses lembrei de uma declaração da jornalista/atriz Marília Gabriela em que ela dizia: "Cansei de ser inteligente. Quero ser gostosa". Marília é bem conhecida como uma mulher inteligente, culta, capaz de conduzir boas entrevistas, conversas interessantes. Mas também é referência para piadinhas sobre mulheres mais velhas que passam longe do sexy symbol e que gostam de homens jovens. E quem é que não gosta de homem com vitalidade, né? Acho que por isso, a declaração causou certa surpresa na época, há uns anos. Se ela conseguiu tudo sendo mais inteligente que gostosa, por que estaria querendo mudar de lado? Usando mais a cabeça que a bunda, Marília alcançou o sucesso, ficou famosa e ainda pegou alguns gatos (nem todos suspeitos). Por que querer mudar?
           Não sei o que levou Marília a pensar no assunto, mas eu parei pra analisar a questão no meio de um papo fofoca, durante o expediente, com colegas de trabalho. A conversa começou quando brinquei dizendo já queria me aposentar e, quem sabe, viver de vender bijouterias nas praias do nordeste, quase hippie. Uma colega interveio e disse: "Gente, a gente tem é que ser dondoca. Casar com um homem rico e passar o dia no lazer". Daí outra falou: "É, mais esses homens ricos de hoje só querem casar com mulheres gostosas". Foi então que me perguntei: Eles preferem as inteligentes ou as gostosas? Podem até dizer que gostam mais de mulheres com cabeça para serem suas companheiras, mas será que lá no fundinho não querem mesmo uma que seja só gostosa, fique bem na foto e não dê trabalho com questionamentos? Foi quando me lembrei da Marília Gabriela. Se até essa aí quer mais é ser gostosa, o que não passará pela cabeça da macharada?
         Gente, quando digo gostosa, não to falando em bonitinha, nem arrumada. Tô me referindo a mulheres com traseiros fartos, arredondados e firmes, a la Sabirna Sato, coxas que mais parecem um pernil e, claro, peitos comprados no melhor cirurgião. Sim, porque esse é o padrão nacional de gostosa. Exagerado, ou, se preferir, bem exuberante, pra não ofender. Também  não podem faltar o cabelão comprido e volumoso (aplique ou não), com luzes, o salto que ofende a lei da gravidade e os minis: mini vestidos, mini saias, mini shorts, mini tops e o que mais der pra usar sendo mini. Instrução, linguagem articulada, leitura ou qualquer coisa que sirva de estímulo aos neurônios não são exigências. Mais valem três horas diárias na academia, suplementos alimentares (e eu sou o Saci Pererê! Tá boa?), simpatia, enxirimento e carão.
         Olha só a Sabrina Sato, já que falei nela antes. Cumpriu todos os requesitos supracitados. Ficou rica e famosa fazendo a gostosa burra e atrapalhada, mas gente boa, simpática, extrovertida e aventureira. Malhou mais um pouco e endureceu mais a bunda. O que aconteceu? Faturou um deputado federal. E a Marília Gabriela? Nem sei, mas parece que depois do Gianecinni nunca mais engatou nada sério. Continua inteleginte, fazendo ótimas entrevistas (pelo menos eu gosto!), mas tá longe de ser uma gostosa. Quem você acha que tá se divertindo mais?
         Ser inteligente dá um trabalho.....Sim, tô dizendo isso porque me acho! E daí? Dá trabalho pra quem usa a cabeça e também pra quem convive com ela. Uma mulher inteligente nunca vai aceitar uma desculpa esfarrapada, mesmo que se faça de lesa pra mais tarde dar a volta do anzol. Bom, pensando bem, ser gostosona também deve dar trabalho, são muitas horas na academia. Mas é pouco uso de neurônios e a inteligente corre o risco de viver uma eterna batalha porque, para ser dobrada, precisa se deparar com bons argumentos, espécie em extinção.
        Depois de tanto devaneio, até perguntei pra alguns caras. O que você prefere, a inteligente ou a gostosa? Levando em conta que não se pode ter tudo, ou as duas coisas, e o senso comum de que as gostosas são meio desprovidas de inteligência, um colega me respondeu que não tem paciência com mulheres burras e que, pra ele, dá mais trabalho lidar com gente que não o entende do que com alguém que questiona. Mas o melhor foi meu namorado: "Eu ficaria com a inteligente, porque ela teria inteligência suficiente para ficar gostosa!". Que tal? Ah, safado, deu boa resposta.
        Então, se você anda meio sem gracinha, se esperta! As gostosas estão em alta. E ninguém me engana. Por trás de toda aquela tolice, elas estão rindo de nós. Coxas e bundas bombadas, cofrinhos cheios no banco.
        E vocês, o que preferem, inteligente ou gostosa?

      PS: Não tô sugerindo que ninguém emburreça, mas se você prefirir, sinta-se à vontade, é socialmente aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário